Se depender das forças espirituais e da motivação de seu presidente, o Bradford, da Quarta Divisão do futebol inglês, tem tudo para ganhar a Copa da Liga Inglesa neste domingo, na decisão contra o Swansea que será disputada em Wembley. Caso vença, a equipe conquistará seu segundo título nacional - foi campeã da Copa da Inglaterra em 1911. Há menos de um mês, o clube recebeu uma mensagem do Dalai Lama, líder espiritual do Tibete. O religioso, que em junho do ano passado recebeu uma camisa do Bradford de presente durante uma visita à Inglaterra, devolveu a gentileza desejando sucesso ao time na final. Outro grande incentivo vem do presidente Mark Lawn, que já garantiu aos jogadores uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos.
- Eu disse a eles que se chegássemos a Wembley eu levaria todos eles a Las Vegas... Então estamos indo para Las Vegas!
– disse o dirigente logo após a classificação.
Na campanha até a decisão, o Bradford superou alguns clubes de elite como Arsenal, Aston Villa e Wigan, tornando-se a primeira equipe da Quarta Divisão a superar três representantes da Premier League na mesma competição. Os confrontos contra os gigantes, por sinal, confirmaram uma boa fama: a de insuperáveis nos pênaltis. Contra os Gunners e contra os Latics, a zebra avançou através das cobranças de penalidades, alcançando a marca de nove vitórias consecutivas através deste quesito, um recorde no futebol britânico.
Se todas as divisões fossem um mesmo campeonato, o Bradford estaria 72 posições abaixo do Swansea, que atualmente é o oitavo colocado do Campeonato Inglês. O azarão é o segundo representante da Quarta Divisão a chegar à final da Copa da Liga na história. Em 1962, o Rochdale perdeu para o Norwich City.
100 anos em um dia
Do outro lado, a decisão pode representar o auge de um ano histórico. O Swansea City está festejando 100 anos na temporada 2012/2013 e tem a chance de conquistar o primeiro título de grande porte de sua história justamente na campanha do centenário. Para confirmar a conquista, a aposta será a defesa. O time do técnico Michael Laudrup não sofre gols na competição há 284 minutos. No Reino Unido fala-se muito sobre o sucesso do treinador e sobre sua possível saída na próxima temporada. O clube tem sido um celeiro de bons técnicos, que acabam deixando o País de Gales atraídos por contratos melhores financeira e esportivamente. Brendan Rodgers, que fez uma ótima campanha na temporada passada, transferiu-se para o Liverpool.No caso de Laudrup, a expectativa é de que vá para o Real Madrid como substituto de José Mourinho.
O comandante admite que o Swansea é favorito, mas que o momento é delicado, já que trata-se de uma decisão histórica para os dois lados.
- Devemos aceitar que somos favoritos, mas acho que todos os meus jogadores sabem que esta é uma situação única para nós, mas ainda mais para o Bradford. Estamos falando de história aqui e será ainda mais se eles vencerem este jogo - disse em coletiva de imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário